Átila Abreu aproveita a pré-temporada da Stock Car dentro e fora da pista

Além dos primeiros testes do ano, competidor da Mobil Super Racing realiza treinos de troca de piloto com Nelsinho Piquet em Curitiba

Previous Image
Next Image

info heading

info content


216349_384109_aa14_pret2O primeiro dia dos treinos coletivos de pré-temporada foi intenso para Átila Abreu e a equipe Mobil Super Racing no Autódromo Internacional de Curitiba. Além das duas sessões de treinos livres durante o dia, a jornada se estendeu até a noite, com os primeiros ensaios do pit-stop para a prova de abertura da temporada, a primeira nos 36 anos de história da Stock Car que terá substituição do piloto no meio da corrida.

Aproveitando a presença de Nelsinho Piquet no autódromo, a equipe Mobil Super mais uma vez saiu na pole com o carro #51 e foi a primeira a treinar a troca dos pilotos.

“Certamente será um momento chave na corrida. Diferentemente de outras categorias, o carro da Stock Car não é projetado para troca de pilotos, então o risco de perder tempo no box é muito grande”, observou o chefe da equipe, Thiago Meneghel.

A operação é complicada e envolve diversas etapas: Átila para o carro e, auxiliado por um mecânico, afrouxa os cintos, remove o volante e o coloca num gancho dentro do carro, solta a conexão do rádio e salta o mais rápido possível para fora. O mecânico então encaixa um molde sobre o assento, Nelsinho Piquet entra e tem os cintos afivelados para ficar amarrado no carro, encaixa o volante de volta na coluna de direção e conecta o plug do rádio.

“Já participei de corridas com troca de piloto na Europa e nos Estados Unidos e é um desafio enorme. É um momento até mais estressante que aqueles segundos antes da largada numa corrida normal. Tem que manter a concentração e fazer cada etapa do processo com cuidado, sem apressar as coisas”, frisou o competidor da Nascar.

Átila destacou a presença do parceiro em Curitiba como mais uma etapa do planejamento da equipe Mobil Super Racing em toda a operação envolvendo o piloto convidado. “Fomos os primeiros do grid a anunciar a dupla e não nos limitamos a isso. Tivemos um bom treino de Porsche na semana passada em Interlagos, depois fomos para a sede da equipe em Americana fazer a posição de banco do Nelsinho e agora temos a presença dele na pré-temporada. Esta corrida em duplas é a maior novidade da Stock Car para 2014 e conseguimos antecipar algumas etapas de trabalho para chegar mais preparados a Interlagos”, disse o piloto sorocabano.

Pole-position e vencedor de duas das últimas três corridas em Curitiba, Átila também aprovou o desempenho do carro #51 nas duas longas sessões de treinos realizadas mais cedo. Pela manhã, andando com os pneus de 2013, ele registrou o 14º tempo. Na segunda passagem pela pista, à tarde e com os pneus de 2014, foi 11º.

“Ficamos a quatro décimos do melhor tempo do dia. Claro que tem margem para aprimorar e achar o ajuste que vai nos fazer ganhar tempo em todos os trechos da pista. Mas o objetivo aqui também é trabalhar de olho na temporada inteira. Assim como não adianta ser o herói do treino de sexta-feira e perder performance na corrida domingo, virar o melhor tempo na pré-temporada não dá pontos no campeonato”, disse Átila.

Nesta quarta-feira acontece o segundo dia dos testes coletivos em Curitiba. A prova de abertura da temporada 2014 será no dia 23 de março, em Interlagos.