Trio Piquet-Prost-Heidfeld larga na quarta fila nas 24 Horas de Le Mans

Campeão mundial da Fórmula E retorna à maior corrida de endurance do mundo após uma década, bem mais rápido, experiente e adaptado ao equipamento

Previous Image
Next Image

Nelsinho Piquet e seus companheiros Nico Prost e Nick Heidfeld vão partir da quarta fila na prova de longa duração mais tradicional do planeta.

Com o brasileiro no volante, o trio classificou o protótipo #12 da equipe Rebellion em oitavo para o grid das 24 Horas de Le Mans, terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

A jornada com o carro da única equipe privada a disputar todas as etapas do  campeonato mundial de longa duração marca o retorno de Piquet Jr a Le Mans após uma década. Em sua única participação na prova, em 2006, o brasiliense de 30 anos de idade terminou em quarto na classe GT e nono no geral.

“O mais legal é comparar a experiência desse ano com a de dez anos atrás. Eu era muito novo e foi muito difícil. Nunca tinha andado em um GT e fui jogado direto em Le Mans, sem nenhum treino com o carro. Neste ano está completamente diferente. Claro, estamos falando de um protótipo que anda na casa de 340 km/h, na principal divisão do evento. Mas já acumulei boa quilometragem nas duas primeiras etapas do WEC e nos treinos aqui. Tenho sido sempre bem rápido com o carro da Rebellion. A situação da equipe também favorece, porque são poucos os carros privados na LMP1, então o foco é terminar a corrida bem e o carro já mostrou confiabilidade neste ano. Não temos tanta pressão assim e o ambiente é muito bom, muito tranquilo. Estou muito confiante, fiquei contente com a volta de classificação e agora é só esperar a hora da largada”, avaliou Piquet Jr.

Atual campeão mundial da FIA Fórmula E, ele é um dos três pilotos da história a conquistar top5s nas principais competições chanceladas pela entidade máxima do automobilismo: classe LMP1 do WEC e Fórmula 1, além da categoria dos carros elétricos. Os demais são o suíço Sébastien Buemi e o alemão Nick Heidfeld.

Nas duas primeiras etapas do WEC em 2016, as 6 Horas de Silverstone e as 6 Horas de Spa, o protótipo #12 da equipe Rebellion finalizou em quarto lugar no geral e segundo entre as equipes privadas –a principal diferença entre os carros da escuderia suíça e os seis protótipos “de fábrica” é que os times com suporte oficial das montadoras contam com motores híbridos.

A largada para a 84ª edição das 24 Horas de Le Mans acontece às 10h deste sábado (horário de Brasília). A prova será parcialmente exibida ao vivo para o Brasil pelo canal Fox Sports 2. As janelas de transmissão são no sábado entre 9h30 e 16h e no domingo, das 8h até o pódio.

 

24 HORAS DE LE MANS – Grid (top10):

  1. Porsche #2 – Dumas, Jani, Lieb
  2. Porsche #1 – Bernhard, Webber, Hartley
  3. Toyota #6 – Sarrazin, Conway, Kobayashi
  4. Toyota #5 – Davidson, Buemi, Nakajima
  5. Audi #7 – Fassler, Lotterer, Treluyer
  6. Audi #8 – Duval, Jarvis, di G.
  7. Rebellion #13 – Tuscher, Imperatori, Kraihamer
  8. Rebellion #12 – Piquet Jr, Prost, Heidfeld
  9. CLM #4 – Trummer, Webb, Kaffer
  10. Oreca 05 – Nissan #26 – Rusinov, Stevens, Rast