Pedro Piquet larga em 14o e chega em sexto em Spa, seu melhor resultado na F3 Euro

Piloto Petrobras faz primeira volta memorável, conquistando seis posições

Previous Image
Next Image

Pedro Piquet teve nesta sexta-feira em Spa sua melhor exibição pela FIA F3 Euro. O piloto Petrobras largou em 14o na segunda bateria da rodada tripla na mítica pista belga e conquistou oito posições –seis delas na volta inaugural. Recebeu a bandeira quadriculada em sexto, seu melhor resultado na temporada 2016, a primeira da carreira no automobilismo europeu.

Foi uma formidável reviravolta para o brasiliense de 18 anos de idade.

Logo no primeiro treino livre do dia, na véspera, o bicampeão da F3 Brasil experimentou o quanto o traçado de 7 km e clima imprevisível pode ser traiçoeiro.

Acelerando em pista molhada, o carro #5 escapou em alta velocidade e bateu forte. A equipe Van Amersfoort se empenhou muito em recuperar o equipamento, mas Pedro não conseguiu ir para pista no segundo treino livre nem no primeiro quali. Apenas no segundo quali voltou a acelerar, classificando o carro em 15o e 16o lugares para as corridas 2 e 3 –na prova 1, teria de largar em 21o e último, no fundo do grid.

Nesta sexta-feira novamente o dia amanheceu encoberto. Com chuva forte, a corrida de abertura da rodada tripla começou com o safety car. As condições de visibilidade eram lastimáveis, e o grid precisou ser comboiado durante os primeiros 18, dos 33 minutos previstos para a prova. Com um trilho seco na pista, enfim foi acionada a luz verde e os carros puderam acelerar. Por quatro voltas apenas, porém. Pedro saltou de 21o para 18onesse intervalo, mas acidente com um concorrente que ele já havia superado determinou nova entrada do carro de segurança, até a bandeirada.

Na segunda prova os carros alinharam com pneus slick –e o competidor apoiado pela Mercedes-Benz e Autotrac posicionou seu carro em 14o, favorecido por uma punição a outro carro em virtude de manobra na prova anterior.

Ele reagiu bem na largada, contornou a primeira curva por fora ganhando posições. Ao término da primeira volta, seis adversários já haviam ficado para trás, e Piquet vinha na zona de pontos, em oitavo.

O adversário do carro #8 apresentava dificuldades, com o bico do carro danificado. Então na terceira volta foi superado por fora no ponto de maior na freada para a curva Les Combes, o ponto de maior velocidade do circuito.

O brasiliense abriu o nono giro um segundo atrás do alemão Max Günther, vice-líder do campeonato. Na passagem seguinte a diferença era de 0s8. Na 11a volta, contornou melhor a emblemática curva Eau Rouge e saiu mais lançado na longa reta seguinte. Entrou no vácuo do carro adversário, que assumiu a linha interna na tentativa de defender a posição. Pedro então repetiu a manobra, por fora, na freada da Les Combes.

Nas voltas finais, Piquet ainda tirou parte da diferença para o companheiro Callum Ilott, mas não o suficiente para lutar pelo seu primeiro top5.

A terceira prova da etapa acontece na manhã de sábado, às 6h10 (horário de Brasília). O site oficial da FIA F3 Euro transmite a prova ao vivo.