Nelsinho Piquet mantém liderança no Global Rallycross Championship em Daytona

Brasiliense mais uma vez disputa a final e agora tem 40 pontos de vantagem sobre Ken Block

Previous Image
Next Image

Rallycross photos © QNIGAN.COM 2014

Nelson Piquet Jr avançou para sua sexta final em seis etapas do Global Rallycross Championship e, com o oitavo lugar em Daytona, mantém a liderança do campeonato. Agora ele tem 40 pontos de vantagem sobre Ken Block, o novo vice-líder. A pontuação máxima possível em uma etapa do GRC é 56.

“Foi o final de semana mais complicado do ano e o carro saiu muito danificado da final. O que vale é permanecer em primeiro no campeonato. Temos que ser inteligentes e correr pensando nos pontos até o fim do ano”, observou o piloto.

Apesar da manutenção do topo da tabela pela terceira prova consecutiva, o Ford Fiesta ST #07 sofreu na etapa mais quente do ano, disputada sob cerca de 40ºC no Daytona International Speedway.

Depois de figurar no top5 no primeiro treino livre e encabeçar o segundo, o piloto da equipe SHR Rallycross acabou sorteado para o primeiro grupo na tomada de tempo. Ele foi para a pista logo depois de os organizadores molharem o circuito, o que prejudicou a performance no comparativo com os adversários que classificaram a seguir.

Fora dos dez mais rápidos da prova de classificação, Nelsinho largou da segunda fila na primeira bateria e não conseguiu terminar além do quarto lugar. Na segunda prova, também disputada na tarde de sexta-feira, o brasiliense duelou com o sueco Patrik Sandell até a linha de chegada, recebendo a bandeirada em segundo lugar milésimos à frente de seu companheiro na equipe Ford.

Na semifinal o Fiesta #07 chegou a abrir 2s de vantagem na liderança, mas foi obrigado a fazer stop and go e mesmo assim terminou em segundo lugar, o que lhe valeu a linha interna na segunda fila para a finalíssima. 

Na prova decisiva, Nelsinho saltou bem e chegou a lutar pela vice-liderança. Mas seu carro foi atingido por trás por Ken Block e ficou com o radiador completamente destruído ainda na primeira volta. A direção de prova achou por bem perdoar a celebridade da internet, e Piquet se arrastou até o final para terminar em oitavo.

A temporada do GRC agora tem um intervalo de quatro semanas até a categoria voltar a se reunir em Los Angeles, entre os dias 19 e 21 de setembro. Será um final de semana importantíssimo para o desfecho da temporada, já que está prevista a realização de uma rodada dupla.

Antes desse compromisso, Piquet retornará ao BMW Z4 #30 do BWM Team Brasil para a disputa da etapa do Algarve do Blancpain Sprint Series no final de semana de 7 de setembro. Na semana seguinte, em Pequim, ele participa da primeira corrida da história da nova Fórmula E pelo Team China Racing.

GRC Supercars – Daytona – Final:

1. Rhys Millen
2. Ken Block
3. Bucky Lasek
4. Patrik Sandell
5. Sverre Isachsen
6. Tanner Foust
7. Joni Wiman
8. Nelson Piquet Jr

9. Austin Dyne
10. Scott Speed

GRC Supercars – Classificação após seis etapas (top10):

1. Nelson Piquet Jr 245 pontos
2. Ken Block 205
3. Scott Speed 190
4. Joni Wiman 188
5. Steve Arpin 170
6. Patrik Sandell 159
7. Sverre Isachsen 142
8. Tanner Foust 140
9. Bucky Lasek 130
10. Rhys Millen 120