Pedro Piquet luta pelos pontos nas corridas de domingo em Ímola

Piloto Petrobras abandona primeira prova, mas consegue suas melhores posições médias de largada na penúltima rodada tripla da F3 Euro


Pedro Piquet teve um sábado de emoções distintas na passagem da FIA F3 Euro por Ímola. O piloto da Van Amersfoort Racing não completou a primeira prova, mas em seguida conseguiu um treino classificatório bem consistente. Foi em 11º nos dois qualis restantes no fim de semana e deve largar já na zona de pontuação –outros competidores que terminaram à sua frente trazem punições por troca de motor nesta etapa.

Na corrida deste sábado, Pedro –que havia classificado a máquina #5 em 13o– partiu em 11º também favorecido por punições a adversários e se envolveu em belos duelos nas voltas iniciais. Mas o equipamento não apresentava o melhor equilíbrio, e o piloto Petrobras acabou ultrapassado.

Na quinta volta, a traseira de seu Dallara escapou na freada para a curva Rivazza e o carro ficou preso na caixa de brita, impossibilitando o retorno do bicampeão da F3 Brasil.

O equipamento não sofreu danos e, com um ajuste melhor, Pedro participou normalmente do segundo treino classificatório que definiu os grids das provas de domingo.

O brasiliense de 18 anos encaixou duas voltas muito parecidas, com apenas 0s123 de diferença entre uma e outra, e conseguiu a 11ª marca em ambas as tomadas de tempo –melhor volta de cada um definiu o grid da segunda prova, enquanto a segunda melhor passagem decidiu as posições de largada da terceira corrida.

“Infelizmente não foi possível marcar pontos hoje, mas o carro teve um desempenho satisfatório no segundo quali e vamos tentar terminar entre os dez primeiros nas duas corridas que faltam aqui”, comentou o piloto Autotrac, que marcou pontos em cinco das oito rodadas da temporada até agora.

Antes da passagem da F3 Euro pelo Autódromo Enzo e Dino Ferrari, a melhor posição de largada do mais jovem representante do clã Piquet nas pistas havia sido um sétimo lugar na passagem da F3 Euro pela Áustria. Mas é nesta etapa que ele obteve os melhores resultados em tomadas de tempo, considerando as três corridas do fim de semana.

Depois da etapa de Ímola, restará apenas uma rodada tripla para o fim da primeira temporada de Pedro na FIA F3 Europe, em Hockenheim, daqui a dois fins de semana.

As duas corridas deste domingo têm suas largadas previstas para as 6:10 e 11:05, sempre pelo horário de Brasília. O site da FIA F3 Europe transmite a prova tanto em streaming como apresenta a cronometragem em tempo real.