Pedro Piquet é campeão da F3 Brasil no Velopark

No fim de semana do primeiro título do irmão mais novo, Nelsinho inicia maratona correndo pelo BMW Team Brasil em Portugal e agora ‘vira a chave’ para a Fórmula E

Previous Image
Next Image

233364_434661_pp14_cwb1Caçula do clã nas pistas, Pedro Piquet escreve novamente o sobrenome tricampeão da F1 na história do automobilismo brasileiro. Aos 16 anos de idade, ele conquistou o título da F3 Brasil com duas etapas de antecedência no Velopark.

Na sexta rodada dupla das oito previstas para a temporada, o piloto Autotrac venceu a primeira bateria e terminou em quinto a segunda (terceiro na F3A). Com os resultados ele foi a 166 pontos no campeonato e não pode mais ser alcançado no topo da tabela.

“Estou muito feliz pelo título. Fico contente pela conquista, mesmo sem a vitória na segunda corrida”, afirmou o brasiliense, um dos mais jovens pilotos da história a conquistar a F3 nacional.

“Foi um final de semana conturbado. Teve muita chuva e prova adiada, depois duas corridas no mesmo dia, drive through, fui jogado pra fora da pista… Gostaria de ter conquistado o título com duas vitórias aqui, mas estou feliz pelo que mostramos nas corridas. O Velopark tem um traçado curto e os tempos aqui são bem próximos. Não é fácil ultrapassar, mas conseguimos por dentro e por fora. Foi o final de semana mais difícil do ano e fico contente por sair campeão.”

O cronograma do final de semana foi atrapalhado por causa da chuva na tarde de sábado. O mau tempo adiou a bateria de abertura da F3 para a manhã deste domingo.

Sem problemas para o carro #5 da equipe Cesário F3: Na corrida de abertura, Pedro largou na pole e sustentou a liderança em todas as 27 voltas.

Na prova final, disputada de tarde, Pedro largou em sexto em virtude da inversão de grid prevista pelo regulamento. Volta a volta, ele foi escalando o pelotão: no segundo giro estava em quarto, avançou para terceiro na volta seguinte e era vice-líder na sexta; na sétima, abriu a volta em primeiro lugar. Mas a direção de prova entendeu que a última ultrapassagem acabou concluída pouco depois da intervenção de uma bandeira amarela em um trecho do circuito, punindo o carro da equipe Cesário com uma passagem pelos boxes.

Pedro então cumpriu a punição e voltou com o mesmo desempenho. Nas voltas finais ele avançou de décimo até o quinto lugar e só não conseguiu galgar mais posições pois a prova teve outra interrupção com safety car em seu terço final.

Ainda assim, na última volta, sob bandeira verde, o piloto Autotrac chegou a emparelhar com o adversário do carro #15 pelo terceiro lugar na prova (e primeiro na categoria), mas acabou jogador para fora da pista em manobra controvertida e posteriormente punida pelos comissários. Independentemente do episódio, Pedro voltou para a pista e terminou em quinto (depois promovido a quarto).

E campeão.

Ele é o único piloto da F3A que marcou pontos em todas as corridas de 2014.

O título de Pedro Piquet em 2014 é o segundo da família na principal competição da F3 em âmbito sul-americano. Em 2002, depois de uma temporada parcial na categoria no ano anterior, Nelsinho Piquet conquistou a F3 Sul-Americana pela Piquet Sports com 13 vitórias em 18 corridas.

A próxima apresentação da F3 Brasil acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Curitiba.

 

Blancpain Sprint Series:

O final de semana perfeito do primeiro título de Pedro Piquet em carros de corrida contrastou com a primeira parada da “volta ao mundo em três categorias”, que Nelsinho Piquet realiza em 15 dias.

O irmão mais velho do novo campeão da F3 Brasil reassumiu o carro #30 do BMW Team Brasil para a quinta etapa do Blancpain GT Sprint Series no autódromo do Algarve. Na corrida de sábado, o BMW Z4 que divide com Matheus Stumpf terminou em décimo após largar em 13º. Na prova de domingo, a dupla precisou de um pit-stop extra por causa de pneu furado ainda no início da prova, o que impediu a chance de lutar por outro top10. “Foi uma pena. Pelo trabalho do time aqui merecia um resultado melhor que 16º lugar”, lamentou Piquet Jr.

Nelsinho agora volta suas atenções para a prova de abertura da novíssima Fórmula E, corrida prevista para o próximo sábado em Pequim. O brasiliense parte da Europa rumo à capital chinesa, que é também a sede de sua equipe, o Team China. A seguir ele defende a liderança do Globall Rallycross Championship na rodada dupla de Los Angeles nos dias 19 e 20 de setembro.

F3 Brasil – Velopark 1: (top10)

1. Pedro Piquet
2. Lukas Moraes
3. Matheus Leist
4. Raphael Raucci
5. Leonardo de Souza
6. Artur Fortunato
7. Sergio Sette Camara
8. Renan Guerra
9. Mauro Auricchio
10. Bruno Etman

 

F3 Brasil – Velopark 2: (top10)

1. Vitor Baptista
2. Renan Guerra
3. Leonardo de Souza
4. Pedro Piquet

5. Fernando Croce
6. Raphael Raucci
7. Ryan Verra
8. Ricardo Landucci
9. Lukas Moraes
10. Sergio Sette Camara

F3 Brasil A – Campeonato: (top10)

1. Pedro Piquet 166 pontos
2. Lukas Moraes 89
3. Bruno Etman 82
4. Raphael Raucci 60
5. Artur Fortunato 56
6. Leonardo de Souza 49
7. Sergio Sette Câmara 30
8. Renan Guerra 27
9. Fernando Croce 13
10. Arthur Oliveira 9