Nelson Piquet Jr retorna à “Race of Champions” após dez anos

Campeão mundial da Fórmula E vai defender a equipe brasileira ao lado de Felipe Massa no estádio Olímpico de Londres em novembro

Previous Image
Next Image

Nelson Piquet Jr é o quinto campeão mundial confirmado no grid da “Race of Champions”, que neste ano acontece no estádio Olímpico de Londres nos dias 20 e 21 de novembro. Além de concorrer no evento individual, o campeão mundial da Fórmula E vai compor a equipe brasileira na Nations Cup ao lado de Felipe Massa, competidor da equipe Williams na F1.

Esta será a segunda participação de Piquet no evento que acontece anualmente desde 1988. A Race of Champions é uma competição de fim de temporada que reúne os expoentes do esporte a motor global em disputas em formato de “mata-mata”, sempre envolvendo dois carros idênticos. No primeiro dia acontece a competição por nações, com o evento individual concluindo os trabalhos no dia seguinte.

Além dos brasileiros, já foram anunciados nomes como o tetracampeão mundial de F1 Sebastian Vettel, Tom Kristensen (nove vezes campeão das 24 Horas de Le Mans), Peter Solberg (atual campeão mundial de rallycross), Mick Doohan (pentacampeão mundial das 500cc na MotoGP) e do bicampeão mundial de MotoGP Jorge Lorenzo. Também estão confirmados o ex-F1 e atual campeão da Race of Champions David Coulthard, o australiano Daniel Ricciardo e o alemão Nico Hulkenberg, vencedor das 24 Horas de Le Mans neste ano.

“A temporada tem sido brilhante para mim e não tem jeito mais legal de encerrar que voltando à Race of Champions. Tenho grandes memórias de Londres, naquele fim de semana dramático que fechou a temporada da Fórmula E. Estou animado em competir ao lado do Felipe novamente e tentar colocar a bandeira brasileira no alto no estádio Olímpico de Londres”, comentou Piquet. Em 2005, também em dupla com Massa, Nelsinho disputou o evento pela primeira vez. “Desde então, acumulei muito mais experiência, com diversos carros diferentes: Rallycross, Gran Turismo, KartCross, Nascar e tantos outros… Espero que me ajude na Race of Champions.”

Esta será a terceira aparição do piloto da Williams na reunião dos campeões. Depois de competir em 2004 e 2005 no Stade de France, em Paris, Massa se disse animado por retornar ao evento. “A Race of Champions várias vezes aconteceu nas mesmas datas do meu próprio evento anual de kart no Brasil, mas agora é a oportunidade perfeita para uma nova tentativa. No nosso esporte, não é frequente ter a chance de correr pelo seu país e também estou animado para a dupla com o Nelson. Faremos nosso melhor para levar a Nations Cup para o Brasil e realizar um bom show para o público de Londres”, afirmou Felipe à organização do evento.

Ao longo da última década, a Race of Champions passou pelo estádio da final da Copa do Mundo de futebol em Paris (2004-2006), pelo mítico estádio londrino de Wembley (2007 e 2008), Ninho de Pássaro em Pequim (2009), Arena Esprit em Dusseldorf (2010 e 2011), o estádio Rajamangala em Bancoc (2012) e o autódromo Bushy Park em Barbados (2014).

Frederik Johnsson, presidente da Race of Champions, aponta que a dupla Piquet-Massa “vai colocar o Time Brasil firme como candidato ao título, tanto da Nations Cup na noite de sexta-feira, quanto do evento individual na tarde de sábado”.

“Nelson fez uma grande temporada para vencer o primeiro título da história da Formula E contra um grid do mais alto nível. E Felipe tem desempenho no altíssimo nível por bem mais que uma década, como comprovam seus resultados na F1. Não temos dúvidas que os dois vão empolgar o público em Londres, que esperamos, encha o estádio Olímpico em novembro”, acrescentou o dirigente.