Nelsinho Piquet corre prova do Mundial de Rallycross na Inglaterra

Brasileiro aceita convite para competir pela equipe OMSE no RX Lites Cup neste final de semana em Lydden Hill


223940_406152_np14_intsab3zemarioO rallycross transporta Nelsinho Piquet de uma ilha para outra: direto de Barbados, no Caribe, para o interior do Reino Unido. A boa performance na estreia no GRC rendeu ao brasiliense um convite para disputar a etapa britânica do Mundial de Rallycross da FIA neste final de semana no tradicional circuito de Lydden Hill. Ele vai assumir um dos carros da equipe sueca OMSE na RX Lites Cup.

A participação na categoria introdutória aos eventos internacionais de rallycross faz de Piquet Jr o primeiro piloto brasileiro a competir no Campeonato Mundial chancelado pela FIA. 

“Fiquei muito contente com a oportunidade de competir novamente e topei o convite na hora. Morei na Inglaterra, onde fui campeão da F3. Mas já se foram cinco anos desde minha última corrida em solo britânico. Estou ansioso para matar a saudade e aproveitar essa chance também para chegar mais preparado aos XGames. Além disso é uma oportunidade de conhecer de perto a cena do rallycross na Europa e continuar aprendendo”, declarou Nelsinho.

Presente nas programações das provas de rallycross tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, a categoria Lite é monomarca, disputada por carros 4×4 com 310 cavalos de potência. Nos dois lados do oceano Atlântico, todos os carros são preparados pela equipe sueca OMSE. 

A dinâmica das provas da Lites segue o modelo consagrado nos eventos de rallycross, com diversas baterias eliminatórias classificando para a finalíssima. 

São 11 carros inscritos para a RX Lites Cup neste final de semana. Palco da programação do Autosport World RX of Great Britain, o circuito de Lydden Hill tem extensão de 1,1 km, sendo 60% de asfalto e 40% de terra. É o mais curto do Reino Unido e berço do rallycross mundial. Foi lá a primeira corrida da história modalidade, em 1967. 

A entrada do competidor brasileiro na corrida deste final de semana foi saudada pelos organizadores. “A lista de inscritos tem nomes expressivos e a chegada de Nelson Piquet Jr é a cereja do bolo. A RX Lites Cup teve uma disputa fantástica na etapa de abertura em Portugal e o ingresso de um nome promissor como o Nelson promete que será ainda mais empolgante em Lydden”, declarou Martin Anayi, diretor da IMG Motorsports para o Mundial de Rallycross da FIA. 

No sábado acontece a primeira rodada de eliminatórias. As semifinais e a final estão marcadas para domingo.