Nelsinho Piquet conquista pontos na primeira corrida da história da Fórmula E

Oitavo lugar em Pequim, brasiliense destaca aprendizado com o Team China Racing em sua volta aos monopostos

Previous Image
Next Image

233970_436630_np14_fefia3Depois de cinco anos dedicados a categorias de turismo, GT e rallycross, Nelsinho Piquet retornou aos monopostos na prova inaugural da Fórmula E em Pequim e conquistou 4 pontos para o Team China Racing com o oitavo lugar no primeiro “e-prix” da história.

O piloto brasiliense destacou o aprendizado na etapa de abertura da temporada 2014-2015 e se disse satisfeito por ter chegado ao final da prova disputada no circuito urbano montado no entorno do Estádio Olímpico da capital chinesa.

“Foi uma corrida bem difícil. Como nem eu nem meu companheiro fizemos a pré-temporada completa isso acabou atrapalhando um pouco a equipe no desenvolvimento. Então foi importante ter terminado a prova e acumulado bastante informações para as próximas corridas”, disse Piquet Jr.

O dono do carro #99 frisou que sua estratégia para a corrida não foi a mais adequada. Largando em décimo, Piquet protagonizou as principais brigas na primeira metade da corrida de 25 voltas, duelando com Takuma Sato, e Oriol Servia. “Devia ter economizado energia no início, mas fiquei empolgado com as disputas e não consegui ganhar tempo com voltas limpas como fez por exemplo o Franck Montangny. Ele se colocou numa posição boa e acabou avançando mais no final.”

Depois da troca de carro no pit-stop, o brasiliense lutou para manter o ritmo. Mas nas voltas finais faltou energia para buscar uma posição no top5. Nelsinho cruzou a linha de chegada em nono, mas avançou uma posição no resultado final depois de punição imposta a outro competidor.

“Valeu o aprendizado. Tivemos boas disputas, não batemos, conseguimos levar o carro até o final e isso é fundamental para conseguir evoluir o equipamento. Temos boa margem para melhorar até a próxima etapa na Malásia”, observou o piloto.

Nelsinho também comentou sua readaptação aos carros de fórmula. “O grid aqui é muito forte e fico satisfeito de ter disputado de igual para igual com os adversários. A cada volta me sinto mais confortável em acelerar novamente o monoposto e isso é muito legal. Claro que tem margem para melhorar também nesse aspecto. Na tomada, por exemplo, errei o último setor da minha última volta rápida e acabei perdendo ali algumas posições no grid.”

A próxima etapa da Fórmula E acontece no dia 22 de novembro na Malásia. Antes disso, Nelsinho volta a acelerar tanto no Red Bull Global Rallycross Championship nos Estados Unidos quanto no Blancpain Sprint Series na Europa.

Piquet tem um importante compromisso pelo GRC na próxima sexta-feira e sábado em Los Angeles. Líder do campeonato com 40 pontos de vantagem sobre Ken Block, Nelsinho participa da rodada dupla na Califórnia.

Fórmula E – Etapa 1 – Pequim (top10):

  1. Lucas di Grassi
  2. Franck Montagny
  3. Sam Bird
  4. Charles Pic
  5. Karun Chandhok
  6. Jerome D’Ambrosio
  7. Oriol Servia
  8. Nelson Piquet Jr
  9. Stephane Sarrazin
  10. Daniel Abt

Campeonato:

  1. Lucas di Grassi 25 pontos
  2. Franck Montagny 18
  3. Sam Bird 15
  4. Charles Pic 12
  5. Karun Chandhok 10
  6. Jerome D’Ambrosio 8
  7. Oriol Servia 7
  8. Nelson Piquet Jr 4
  9. Nicolas Prost 3
  10. Stephane Sarrazin 2
  11. Takuma Sato 2
  12. Daniel Abt 1