Nelsinho emplaca o clã Piquet novamente na história de Long Beach

Piquet Jr vence pela primeira vez na Fórmula E nas ruas do primeiro triunfo de seu pai na F1 e está a um ponto da liderança no campeonato

Previous Image
Next Image

Nelsinho Piquet conquistou sua primeira vitória na Fórmula E nas mesmas ruas onde há 35 anos Nelson Piquet venceu pela primeira vez na F1.

O piloto do Team China venceu com autoridade o ePrix de Long Beach, liderando todas as voltas, depois de uma brilhante largada. De quebra, assumiu a vice-liderança no campeonato e está agora a um ponto da liderança.

“É inexplicável a sensação de vencer com o capacete do meu pai. Trago um pedaço dele comigo. Sempre consigo ir além em momentos especiais como este. Há 35 anos ele venceu aqui e fico muito feliz em novamente escrever o nome Piquet nas ruas de Long Beach. Foi por isso que fiz questão de levar o capacete para o pódio”, afirmou o brasiliense.

Partindo do terceiro lugar no grid, o carro #99 tracionou melhor na partida e emparelhou por dentro na curva 1 para assumir a dianteira. “Quando vi que tinha um bom momento, arrisquei pela liderança. Freei mais tarde. Quando vi que a manobra deu certo, tinha certeza que brigaria pela vitória.”

Ele então sustentou o primeiro posto até a janela de pit-stops e nem sequer precisou tirar vantagem do primeiro lugar no “Fan Boost”, enquete virtual promovida pela novíssima categoria 100% elétrica que premia os três pilotos mais votados com uma carga adicional de energia nos dois carros usados durante cada etapa da Fórmula E.

Com duas intervenções do safety-car, a janela de troca de carros foi “empurrada” para a segunda metade do ePrix, permitindo o segundo stint de cada carro próximo da plena potência franqueada aos competidores.

“O pit-stop foi muito bom, então fiquei tranquilo. Depois que todos pararam, reassumi a ponta. A partir daí foi controlar a corrida”, contou Piquet Jr.

Único competidor da categoria presente no top5 nas últimas quatro provas, Nelsinho agora é vice-líder do campeonato, com 74 pontos. Ele está a um ponto da liderança, a despeito de ter participado apenas da parte final da pré-temporada.

“Outros começaram a trabalhar bem mais cedo, mas a garra do Team China compensou com grande aprendizado nas primeiras duas corridas. Nunca vi a equipe tão motivada e sei que vamos trabalhar mais forte ainda no resto do ano. Tenho orgulho de fazer parte desta organização e agradeço o empenho de todos, principalmente dos torcedores que me colocaram no topo do Fan Boost.”

Depois de passar pela Ásia e Américas do Sul e do Norte, a Fórmula E agora migra para a Europa para sua reta final. Sétima etapa da temporada 2014-2015, o ePrix de Mônaco está marcado para 9 de maio. A categoria viaja então por Berlim e Moscou, antes de encerrar sua temporada inaugural com duas corridas em Londres no último final de semana de junho.

Fórmula E – Long Beach ePrix (top10):

  1. N. Piquet Jr.
  2. JE. Vergne
  3. L. di Grassi
  4. S. Buemi
  5. B. Senna
  6. J. d’Ambrosio
  7. A. Felix da Costa
  8. J. Alguersuari
  9. L. Duval
  10. S. Sarrazin

Fórmula E – Classificação (top10):

  1. L. di Grassi 75 pontos
  2. N. Piquet Jr 74
  3. N. Prost 69
  4. S. Buemi 55
  5. S. Bird 52
  6. A. Felix da Costa 43
  7. J. d’Ambrosio 42
  8. JE. Vergne 32
  9. J. Alguersuari 30
  10. B. Senna 28