Nelsinho assume liderança no GRC em dia de três pódios para a família Piquet

Pedro estreia com o bronze nos Lites e vê o irmão ser vice-campeão em Nova York enquanto na F-Truck Geraldo é quarto em Cascavel

Previous Image
Next Image

228556_419714_nppp14_nycpodioCom Nelsinho, Pedro e Geraldo Piquet em ação no final de semana em Nova York e Cascavel, a sala de troféus da família ganhou mais três peças para o acervo. 

De quebra, Nelsinho assumiu a liderança do Red Bull Global Rallycross Championship com 35 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. É a primeira vez que ele aparece no topo da tabela de classificação de um campeonato desde 2006, quando competia na GP2.

O resultado veio com um segundo lugar herdado depois da bandeira quadriculada na quarta etapa do GRC na tarde deste domingo. Segundo mais rápido na tomada de tempo do sábado, Nelsinho avançou para sua quarta final em quatro etapas com duas vitórias e um segundo lugar nas baterias preliminares. Marcada por disputas bruscas, a finalíssima foi paralisada duas vezes com bandeiras vermelhas (a segunda com o brasileiro na liderança). A prova então foi encurtada para seis voltas. Tanner Foust recebeu a bandeirada em primeiro, seguido por Scott Speed e Piquet. Mas Speed acabou desclassificado por ter levado seu carro para reparos dentro da garagem durante uma das interrupções.

“Que final de semana intenso! Logo na primeira corrida do sábado levei uma batida atrás, que desalinhou o carro completamente e quebrou a barra. Depois foram várias mudanças de setup até atingir o melhor acerto para a final. Mas as duas confusões que acabaram em bandeira vermelha trouxeram mais contato para meu carro, que acabou realmente prejudicado para brigar pela vitória”, comentou o dono do Fiesta #07 da SHR Rallycross. 

“O que vale é que ganhamos as baterias e disputamos muito até o final. O mais importante é ficar em primeiro no campeonato. Agora vamos batalhar pela primeira vitória da temporada em Charlotte. Fico feliz em assumir a liderança por 35 pontos na semana do meu aniversário e da corrida em casa”, disse Nelsinho, mencionando a etapa do próximo sábado, na Carolina do Norte. 

Além do seu resultado, o piloto ficou especialmente contente com a performance de seu irmão Pedro no GRC Lites. Aos 16 anos, o mais jovem piloto do clã Piquet fez em Nova York sua primeira corrida com um carro fechado e terminou o dia com a medalha de bronze. “O Pedro foi muito rápido o dia todo e se adaptou bem. Ele terminou bem perto dos dois carros que ganharam todas as corridas do ano. Teve o desempenho igual ao meu com este carro na etapa passada, em Washington”, disse Nelsinho.

O líder da F3 Brasil contou que teve dificuldade em achar o limite do carro 4×4 de 310 cavalos no sábado. “Então mudamos um pouco o acerto e hoje ficou melhor. Gostei muito do formato do evento. Na primeira corrida fiz a ultrapassagem pelo joker na última volta. Na segunda bateria tive um toque que entortou a roda e deixou muito difícil fazer curva para direita. Na final, largando em sexto, sabia que tinha que arriscar na largada e consegui saltar para quarto por fora na primeira curva. Depois aproveitei uma briga a minha frente e segui o adversário que passou o outro por dentro no cotovelo”, relatou Pedro.

Ele agora retorna ao Brasil para iniciar a segunda metade da temporada da F3, com a rodada dupla de Curitiba nos dias 26 e 27. 

GRC Supercars – Resultado da etapa de Nova York:

1. Tanner Foust
2. Nelson Piquet Jr

3. Ken Block
4. Joni Wiman
5. Steve Arpin
6. Austin Dyne
7. Rhys Millen
8. Sverre Isachsen
9. Scott Speed
10. Patrik Sandell

GRC Supercars – Classificação após três etapas (top5):

1. Nelson Piquet Jr 184 pontos
2. Scott Speed 149
3. Steve Arpin 140
4. Joni Wiman 124
5. Patrik Sandell 116

GRC Lites – Resultado da etapa de Nova York: (top5)

1. Kevin Eriksson 
2. Mitchell DeJong
3. Pedro Piquet

4. Oliver Eriksson
5. Tyler Benson

 

228556_419715_gp14_cacdomA trinca de troféus foi aberta horas mais cedo, com Geraldo Piquet e o caminhão #3 em Cascavel. Numa prova disputada diante de grande público no oeste paranaense, o representante da equipe ABF-Santos Desenvolvimento saltou de quinto para quarto lugar na largada e segurou a posição até o final, resistindo a um forte assédio de Felipe Giaffone durante todas as voltas da prova.

“Nosso objetivo era terminar entre os três, mas o quarto lugar aqui depois do erro que cometi na classificação é positivo. Foi uma corrida dura, muito disputada e é interessante voltar ao pódio. O mais importante é que o caminhão melhorou em Cascavel e podemos ir com otimismo para Santa Cruz do Sul”, avaliou o piloto.

Como a Fórmula Truck premia com troféus o top5 de seus eventos, o pódio deste domingo foi o terceiro de Geraldo Piquet em cinco etapas da temporada 2014. Ele agora soma 59 pontos no Campeonato Brasileiro e sustenta a quinta posição no campeonato. A próxima prova acontece no dia 17 de agosto.

Fórmula Truck – Resultado da etapa de Cascavel (top5):

1. Leandro Totti 
2. Welington Cirino
3. André Marques
4. Geraldo Piquet

5. Felipe Giaffone

Fórmula Truck – Brasileiro – Classificação após cinco etapas (top5):

1. Leandro Totti 152 pontos
2. Felipe Giaffone 89
3. Welington Cirino 79
4. Roberval Andrade 62
5. Geraldo Piquet 59