Líder do GRC, Piquet Jr volta ao palco de seu início nos Estados Unidos

Brasiliense reassume o Fiesta da equipe SHR Rallycross e quer sua primeira vitória em Daytona

Previous Image
Next Image

DCIM101GOPRO

A segunda metade da temporada 2014 do Red Bull Global Rallycross Championship começa neste final de semana e marca a estreia de um dos principais autódromos do mundo na categoria. A sexta etapa da temporada está marcada para Daytona, o local de nascimento da Nascar no final dos anos 1940.

Foi em Daytona em 2010 que Nelsinho Piquet reiniciou sua carreira, quando focou os carros de turismo e o automobilismo norte-americano. “É um lugar especial para mim. Foi em Daytona meu começo na Nascar e não poderia ter local mais importante para buscar minha primeira vitória no rallycross. Já andei aqui de Arca, Nascar Trucks, Nationwide e protótipo. Espero que a vitória venha passando pela terra e pelo joker”, afirmou o brasiliense, em alusão a duas características essenciais do rallycross: a mescla de superfícies e o atalho, de uso obrigatório em uma volta de cada bateria do final de semana.

Finalista em todos os eventos do ano, Piquet Jr lidera o campeonato com margem de 46 pontos para o segundo colocado. Na prova de abertura do ano em Barbados, o pódio escapou por 77 milésimos de segundo. Desde então, o Fiesta ST #07 terminou todas as etapas entre os três primeiros: foi bronze nos XGames de Austin e em Charlotte e vice-campeão em Nova York e Washington.

“O time faz um trabalho exemplar e merece uma vitória. Mas ao mesmo tempo temos que pensar na consistência e em ampliar nossa vantagem no campeonato”, observou o competidor.

Depois de uma etapa majoritariamente em terra há um mês em Charlotte, a pista de Daytona volta às características dos primeiros traçados, com mais de 70% de sua extensão pavimentada. “Gostei do layout. É a pista mais longa do ano até agora, com quase uma milha (1,6km). O traçado parece bem técnico e vai proporcionar as disputas que tanto atraem os fãs do rallycross”, comentou Piquet Jr depois de caminhar pela pista na manhã desta sexta-feira.

O piloto mais uma vez teve uma semana agitada, com passagem pelo Reino Unido onde realizou o último teste de Fórmula E com o Team China antes de ser confirmado pela escuderia como piloto titular na primeira temporada dos novos carros elétricos.

“Claro que estou contente por as coisas terem dado certo lá e orgulhoso de fazer parte de um conceito tão inovador no automobilismo mundial. Mas o foco agora é total no rallycross, que é minha competição prioritária na temporada 2014. Acho errado pensarem o negócio da Fórmula E como um ressurgimento mirabolante ou um acontecimento espetacular na minha carreira. Acontecimentos expressivos são ter vencido corridas de Nascar em três divisões diferentes ou liderar o campeonato de rallycross em meu primeiro ano completo”, frisou Piquet.

As atividades de pista no Daytona International Speedway começam nesta sexta-feira com treinos livres, a tomada de tempo e duas rodadas de baterias preliminares que distribuem pontos no campeonato. No sábado acontecem as semifinais, repescagem e a finalíssima (prevista para 15h de Brasília).

GRC Supercars – Classificação após cinco etapas (top5):

  1. Nelson Piquet Jr 227 pontos
  2. Scott Speed 181
  3. Steve Arpin 164
  4. Joni Wiman 162
  5. Ken Block 155