De Fórmula 3, Pedro Piquet “rasga” o recorde em Cascavel

Piloto Autotrac lidera os dois treinos livres e destaca evolução de todos os carros da categoria

Previous Image
Next Image

Não demorou nem um treino inteiro. Foi só Pedro Piquet entrar na pista, nas atividades livres que abriram a quinta etapa da temporada da Fórmula 3, na manhã esta sexta-feira (28), para os recordes de tempo e velocidade irem pelos ares. A Fórmula 3 é uma das atrações do fim de semana de velocidade no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

Com a volta de 55s429 e média de 198,6 km/h, o brasiliense de apenas 17 anos, filho de uma das lendas da Fórmula 1, Nelson Piquet, estabeleceu até aqui, o recorde da pista em seus 3.058 metros de extensão. Até então, a volta mais rápida era do piloto Cacá Bueno, alcançado em 2012, quando cravou 59s485 a bordo de sua BMW Z4 GT3 no Brasileiro de Gran Turismo.

“Fico contente pelo recorde, claro. Mas mais contente ainda porque quase todos os carros da F3 baixaram a antiga marca hoje. Isso mostra uma grande força da categoria, pois há dois anos os carros eram até dois segundos mais lentos. A categoria está crescendo, os times estão investindo. Acho muito legal e espero que o pessoal baixe mais ainda nos próximos anos”, avaliou o piloto Autotrac.

Ele comentou que a pista mudou bastante entre os treinos, já que a sessão matinal inaugurou o fim de semana, enquanto a segunda série foi realizada depois dos treinos do Brasileiro de Turismo e Stock Car, que emborracharam o traçado. “Decidimos não mudar muito o carro porque a pista ia melhorar. É uma pista curta e os adversários estão próximos, questão de três ou quatro décimos. Chegamos perto da previsão de virar 54 alto, mesmo usando pneus mais velhos e a pista quente. Acho que podemos baixar mais esse tempo na tomada amanhã.”

As atividades da Fórmula 3 continuam neste sábado, com o treino classificatório que definirá o grid de largada, a partir das 10h15. A corrida será no domingo, com a largada prevista para às 9 horas. Após quatro etapas, das oito previstas para a temporada, Pedro Piquet lidera a tabela de classificação, com 93 pontos, seguido de Mateus Iorio, com 72 e Carlos Cunha, 53 com pontos alcançados.

Se vencer em Cascavel, Pedro será o quarto representante do clã Piquet a triunfar na cidade. “Acho que em Brasília já aconteceu isso. Em todo lugar onde chego vou tentar ganhar. Mas sem dúvida é uma motivação competir onde todos os Piquet tiveram sorte antes de mim”, afirmou o campeão da F3 Brasil, que vem de cinco vitórias consecutivas na categoria.

Programação:

  • Sábado, 29 de agosto
    • 10h15 -Classificação
    • 14h25 – Largada
  • Domingo, 30 de agosto
    • 9h – Largada

Campeonato após 4 de 8 etapas (top10):

1. Pedro Piquet 93 pontos
2. Mateus Iorio 72
3. Carlos Cunha 53
4. Artur Fortunato 51
5. Rodrigo Baptista 48
6. Nicolas Dapero 24
7. Christian Hahn 17
8. Fernando Croce 16
9. Leonardo de Souza 12
10. Ryan Verra 11