Átila Abreu aproveita a pré-temporada da Stock Car dentro e fora da pista

Além dos primeiros testes do ano, competidor da Mobil Super Racing realiza treinos de troca de piloto com Nelsinho Piquet em Curitiba

Previous Image
Next Image

216349_384109_aa14_pret2O primeiro dia dos treinos coletivos de pré-temporada foi intenso para Átila Abreu e a equipe Mobil Super Racing no Autódromo Internacional de Curitiba. Além das duas sessões de treinos livres durante o dia, a jornada se estendeu até a noite, com os primeiros ensaios do pit-stop para a prova de abertura da temporada, a primeira nos 36 anos de história da Stock Car que terá substituição do piloto no meio da corrida.

Aproveitando a presença de Nelsinho Piquet no autódromo, a equipe Mobil Super mais uma vez saiu na pole com o carro #51 e foi a primeira a treinar a troca dos pilotos.

“Certamente será um momento chave na corrida. Diferentemente de outras categorias, o carro da Stock Car não é projetado para troca de pilotos, então o risco de perder tempo no box é muito grande”, observou o chefe da equipe, Thiago Meneghel.

A operação é complicada e envolve diversas etapas: Átila para o carro e, auxiliado por um mecânico, afrouxa os cintos, remove o volante e o coloca num gancho dentro do carro, solta a conexão do rádio e salta o mais rápido possível para fora. O mecânico então encaixa um molde sobre o assento, Nelsinho Piquet entra e tem os cintos afivelados para ficar amarrado no carro, encaixa o volante de volta na coluna de direção e conecta o plug do rádio.

“Já participei de corridas com troca de piloto na Europa e nos Estados Unidos e é um desafio enorme. É um momento até mais estressante que aqueles segundos antes da largada numa corrida normal. Tem que manter a concentração e fazer cada etapa do processo com cuidado, sem apressar as coisas”, frisou o competidor da Nascar.

Átila destacou a presença do parceiro em Curitiba como mais uma etapa do planejamento da equipe Mobil Super Racing em toda a operação envolvendo o piloto convidado. “Fomos os primeiros do grid a anunciar a dupla e não nos limitamos a isso. Tivemos um bom treino de Porsche na semana passada em Interlagos, depois fomos para a sede da equipe em Americana fazer a posição de banco do Nelsinho e agora temos a presença dele na pré-temporada. Esta corrida em duplas é a maior novidade da Stock Car para 2014 e conseguimos antecipar algumas etapas de trabalho para chegar mais preparados a Interlagos”, disse o piloto sorocabano.

Pole-position e vencedor de duas das últimas três corridas em Curitiba, Átila também aprovou o desempenho do carro #51 nas duas longas sessões de treinos realizadas mais cedo. Pela manhã, andando com os pneus de 2013, ele registrou o 14º tempo. Na segunda passagem pela pista, à tarde e com os pneus de 2014, foi 11º.

“Ficamos a quatro décimos do melhor tempo do dia. Claro que tem margem para aprimorar e achar o ajuste que vai nos fazer ganhar tempo em todos os trechos da pista. Mas o objetivo aqui também é trabalhar de olho na temporada inteira. Assim como não adianta ser o herói do treino de sexta-feira e perder performance na corrida domingo, virar o melhor tempo na pré-temporada não dá pontos no campeonato”, disse Átila.

Nesta quarta-feira acontece o segundo dia dos testes coletivos em Curitiba. A prova de abertura da temporada 2014 será no dia 23 de março, em Interlagos.